SEO ou Search Engine Optimization.

SEO Search Engine Optimization

É o processo que usamos para melhorar a visibilidade de um site... Mais informações »

Dicas Para Blog

Dicas Para Blog

Aqui você encotra tudo sobre personalização de blog... Mais informações »

Ganhado Dinheiro

Ganhado Dinheiro

Diversas formas de ganhar dinheiro com seu site ou blog... Mais informações »

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Banner aleatório fica exposto de forma dinâmica, intercalando a divulgação com outro anunciante do site... Saiba Como »

Envie sua sugestão

Envie sua sugestão

Deixe sua sugestão para que possamos melhorar ainda mais a qualidade do nosso serviço... Envie sua sugestão »

O que é preciso para programar para web (Desenvolver sites)

A alguns dias um colega me perguntou se era bom trabalhar nesta área de desenvolvimento web, perguntou também o que é preciso para ser um bom profissional  na área. Baseado nesta pergunta resolvi escrever este post para responder essas perguntas, a todos que desejam um dia trabalhar neste ramo em que considero maravilhoso e que rende bons frutos R$$$$$$ se é que me entende. Se quer saber as respostas continue lendo...
Um profissional de programação web é responsável pelo desenvolvimento de sites, portais, fóruns e aplicações voltadas para o ambiente da internet. Normalmente estes serviços podem ser acessados por meio de um navegador e ficam hospedados em servidores web.

Para falar sobre este assunto tenho que abordar o tema "O que é ser um bom programador".

Resposta curta: Quanto mais você sabe o que está acontecendo quando você chama uma função (qualquer uma), melhor programador você é.

Resposta longa: Certo dia conversava com um amigo programador, e por um motivo qualquer, veio à tona o assunto "hacker". Naquele tempo, eu achava que hacker era uma pessoa que invadia sistemas. Até que ele me disse que "hacker é a pessoa que sabe realmente o que acontece quando você aperta um botão no teclado". Eu espero que você saiba o que é um hacker. Um garoto idiota que usa programinhas prontos para invadir o computador dos outros não passa de um garoto idiota. A definição de hacker, em tradução livre, é "uma pessoa que gosta de explorar os detalhes de sistemas programáveis e testar suas potencialidades, ao contrário da maioria dos usuários, que preferem aprender somente o mínimo necessário" 

O que estou querendo dizer é que para ser um bom programador você deve conhecer tudo a respeito do que está querendo concluir, isso faz de você um bom profissional, e isso não é diferente para quem programa via web, da mesma forma deve-se conhecer tudo sobre o assunto, todas as ferramentas, as linguagens necessárias para o desenvolvimento. 

Qualidades e esforços necessários

Vou enumerar aqui algumas qualidades em um desenvolvedor web que podem ser a chave para o sucesso. Como sucesso, eu defino a satisfação em fazer o que gosta e fazer bem.

  1. Gostar de problemas lógicos
  2. Gostar de aprender e estudar constantemente
  3. Gostar de ler (e estudar constantemente)
  4. Saber buscar as informações (para estudar constantemente)
  5. Saber inglês
Gostar de problemas lógicos: Quando se sabe bastante sobre problemas lógicos você consegue consertar os problemas que iram surgir nos códigos programados, e acredite se você pretende desenvolver na "unha" ou seja programando, acredite vai ter muitos problemas, lógicos, e se você é bom e lógica, certamente conseguira resolver o problema.

Gostar de aprender e estudar constantemente e gostar de lerVocê gosta de ler? Não? Sinto muito, então eu acho melhor você arrumar outra profissão. É impossível ser um bom desenvolvedor web sem ler bastante. O desenvolvimento de sites é uma área muito vasta e, em muitas de suas vertentes, muito complexa. E ainda não existe melhor forma de aprender do que ler.

Compre livros. Não caia nesse papo de que tudo que você precisa está na Internet, isso não é verdade. Talvez a maioria das informações que você precisa estejam realmente na Internet, mas dificilmente você encontrará tudo tão bem organizado como você encontra em um livro. O tempo que você gastará procurando e organizando essas informações vai custar mais caro do que gastar U$ 50,00 em um exemplar. Um livro é uma coisa que dificilmente você se arrepende em comprar. É informação de fácil acesso, organizada e disponível sempre que você precisa, mesmo que você não tenha um computador por perto.

Saber buscar as informações: Para resolver um problema, você precisa de informações sobre o problema. Quanto mais informações você tiver, mais fácil será de resolver. Quanto melhor você souber procurar, mais informações você terá. Preciso dizer mais?

Acho que sobre procura no Google é desnecessário falar. Muitas das perguntas que me fazem seriam respondidas pelo primeiro link encontrado pelo Google. Use o Google SEMPRE.


Repita comigo:

Vou procurar no Google antes de fazer perguntas.

Vou procurar no Google antes de fazer perguntas.

Vou procurar no Google antes de fazer perguntas.

Onde posso encontrar tutoriais sobre como desenvolver um site? 

Onde posso encontrar tutoriais de como programar web: 

Saber inglês: A afirmação "é necessário saber inglês para ser um bom desenvolvedor web" é um pouco polêmica, mas é minha opinião. A sintaxe das linguagens de programação web é feita de palavras em inglês. A documentação das linguagens e ferramentas está em inglês.

Você pode desenvolver sites somente com noções básicas de inglês, sem problemas. Mas se você quer ser um desenvolvedor cada vez melhor, você terá que estudar bastante. E como as documentações que você terá que estudar estão todas em inglês, você não terá outra alternativa.

Considerações finais

Um bom desenvolvedor pode aparecer em qualquer área ou linguagem. Não importa se você  desenvolve ou programa em HTML, PHP, JAVA WEB, CSS, ETC. Se a sua linguagem for limitada, você automaticamente procurará outra quando for a hora, cada linguagem e ferramenta tem seu propósito  O que importa é ir mais além. Não é necessário entender sobre sistema operacional nem sobre hardware, mas quanto mais você souber sobre isso, melhor desenvolvedor você será.


O desenvolvedor mediano sabe uma coisa porque ele precisa saber. O bom desenvolvedor sabe alguma coisa porque ele tem vontade de saber.

Isto é o que um programador web faz. Agora você conhece um pouco melhor a área de atuação destes profissionais que trabalham duro para que você tenha sempre sites e serviços bem feitos e o mais interativo possível à disposição.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos este blog? Colabore com o autor clicando aqui!

0 comentários:

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...